Tomar – jóia dos Templários em Portugal


Tendo sido duas vezes para Tomar, em tantos anos, posso dizer-lhe que este é o destino dos Templários para se visitar. Você deve tratar-se de uma estadia no Hotel dos Templarios e durante o dia visitar o “Charola” ou igreja templária circular construída no século XII por Templar Português Grand Master Gualdim Pais.

Com paredes espessas a Charola havia um altar no meio e cavaleiros templários seriam originalmente ter montado e foi capaz de se manter a cavalo, enquanto um serviço foi dito por um capelão em pé no meio. Então eles poderiam montar para fora para fazer a batalha com os mouros. Esta parte do meio Portugal era disputada pelos muçulmanos “mouros” – que ainda governava o sul – e os reinos do norte cruzado por muitos anos. Foi uma espécie de ermo, onde apenas os Templários eram bravos ou temerário o bastante para enfrentar as forças muçulmanas.

Em minhas conversas com um historiador local, há caginess notável sobre admitindo que este era uma vez uma cidade moura. A linha oficial parece ser que Tomar fica em duas cidades romanas, que era em grande parte despovoada na ocupação moura e depois de ter sido “libertado” pelos Templários, eles fundaram a cidade como a conhecemos. Mas parece-me claro que dentro da preceptoria dos Templários, tinha havido um acordo árabe (a Medina) e que os templários aproveitando técnicas para suas paredes que têm uma forte influência mourisca. Os nomes dos portões para a preceptoria indicam uma influência árabe também.

A Charola agora se junta a um complexo vasto convento construído em grande parte, no século XVI – 200 anos depois dos Templários tinha sido esmagado sob as ordens do Papa. O Convento de Cristo é um impressionante edifício construído no ‘estilo manuelino’ estilo – lotes de motivos corda na pedra e uma janela famosa elaborado. Mas é a Charola que eu estou sempre atraídos. É um espaço bonito, pintado muito elaborada – em parte, no momento, mas depois também.

Soldados franceses durante as guerras napoleônicas do século XIX fez algum dano ao convento e da Charola mas nada que possa arruinar a sua visita. A coisa toda é assustadoramente deserta de ambos os templários e os habitantes mais tarde monástica. Existem linhas de células vazias de acompanhamento longos corredores – muito assustador.

Tomar também tem uma igreja onde vários dos Grandes Mestres são enterrados – Santa Maria do Olival. É um pouco decepcionante como um prédio e situado ao lado que parece ser um conjunto habitacional. Mas note a janela pentagrama. Você terá que perguntar onde está sepultado Gualdim Pais, porque ele não é fácil de encontrar. Pais é visto pelo Português como algo de uma figura da lenda arturiana – embora, ao contrário de Arthur, sabemos Pais existia com certeza. Mas ele está envolta em um certo grau de mistério. Uma coisa é certa é que ele lutou contra os mouros para trás o tempo e, novamente, incluindo um vasto exército que ameaçava dominar Tomar em 1190.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s